E ae pessoas tudo tranquilo?

Esse post é a continuação da série Guia de Tanking, o terceiro e último, que irá dar dicas de como ser um bom tank independente da sua raça/classe.

Trata-se de uma tradução livre do Tanking Guide (Legion 7.3.5) do Icy Veins.

(Última atualização 02/04/2018)

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Parte 1 – Propósito e introdução, Perfil de um Tank, Addons, Interface, Atalhos…

Parte 2 – Otimizar Gear, Status, Conhecendo a Luta, Marcando Alvos, Aggro, Ameaça, Rotação…

6 – Sobrevivência

Há o costume de pensar que a sua sobrevivência, como um tank, está totalmente nas mãos dos healers, mas isso não é verdade. Sim, com healers incopententes, você irá morrer e há muito pouco que você pode fazer para se salvar. No entanto, mesmo os melhores healer falharão em te manter vivo se você não fizer uso das ferramentas que você tem disponíveis.

Essa sessão será bem breve mas há alguns pontos importantes que acho que devo mencionar.

6.1 – Sobrevivência Ativa

Cada classe de tank tem várias ferramentas de sobrevivência ativa e mitigação de dano disponíveis. Essas ferramentas são habilidades com pouco ou nenhum cooldown e oferecem grandes benefícios mas são, também, muito caras. Você tem que aprender como fazer uso constante e adequado dessas habilidade em sua rotação, ou então você será praticamente incurável.

Analisar mais profundamente essas habilidades está fora do escopo desse guia, logo, é recomendado que você leia com atenção o guia específico da sua classe.

6.1.1 – Verificações ativas de mitigação

Chefes em Legion (principalmente em masmorras) às vezes terão habilidades que “requerem” a aplicação de mitigação ativa do tanque para evitar a ocorrência de alguns efeitos secundários. Para este propósito, apenas uma habilidade de cada especialização de tanking (2 para Cavaleiro da Morte Sangue) conta como mitigação ativa, e é essa habilidade que deve ser usada, embora, de modo geral, várias habilidades são consideradas como de mitigação ativa de cada tanque.

Abaixo, listamos as habilidades de mitigação ativas que contam para esse propósito:

6.2 – Cooldowns

Toda classe de tank tem ao menos alguns cooldowns de defesa/sobrevivência. Você precisa se familiarizar com o que eles são, como eles funcionam e, o mais importante, você deve tê-los como atalhos bem acessíveis. Além disso, você deve ter em mente que você tem outras ferramentas de sobrevivência disponíveis sem contar os grandes cooldowns, que falamos nessa sessão, como berloques (trinckets) ou cooldowns menores, que falamos na sessão anterior.

6.2.1 – Orientações Gerais

  • Prevenir é melhor que remediar. Exceto se houver uma situação específica na luta em que você tem que guardar seus cooldowns, use-os livremente, quantas vezes forem possíveis.

  • Cooldowns de redução de dano sempre devem ser usados proativamente. Não se incomode em usa-los quando você notar que está com 5% de vida porque já será muito tarde. Use-os se antecipando momentos de dano muito alto ou quando seus healers não puderem te curar.

  • Cooldowns de aumento de vida podem ser usados tanto de maneira proativa como reativa, mas se você tiver escolha você deve guarda-los para quando sua vida estiver bem baixa.

  • Tente evitar o máximo possível juntar cooldowns. Como regra geral se você precisar usar todos os seus cooldowns de uma vez para sobreviver à mecânica da luta, há poucas chances de você sobreviver à luta.

Entender bem a mecânica da luta e a estratégia do seu grupo de raide irá te ajudar tremendamente lhe permitindo planejar seus cooldowns perfeitamente. Prática leva à perfeição.

Adicionalmente, boa comunicação com seus healers não tem preço. Tudo pode parecer estar bem, mas um healer desconectando ou sendo alvo de uma habilidade do boss que o obrigue a se mover são eventos importantes que justificam o uso de um cooldown.

6.3 – Posicionamento e Movimento

Além de não ficar parado em cima de nada que cause dano no chão, que é algo que todo jogador que faz raide deve saber, há outra regra básica e muito importante para todo tank: NUNCA, MAS NUNCA MESMO dê as costas para um mob que está te atacando.

Há uma razão bem simples para isso: quando você está de costas para um mob que te ataca, você não poderá se esquivar, bloquear ou aparar nenhum de seus ataques. Essencialmente, isso significa um altíssimo dano em você, até porque geralmente muitos desses ataques seriam esquivados, aparados ou bloqueados. Isso não vai somente aumentar a quantidade de cura que é necessária para te manter vivo mas pode também tornar completamente impossível te manter vivo.

Mas o que isso significa em termos de movimentação? E se você tiver que mover o boss de um lugar para outro muito rápido? Bem, com certeza, você não vai andar de costas lentamente até lá né. O que você pode fazer é andar de lado. Se você estiver de lado para um mob que te ataca, você continua esquivando, aparando e bloqueando os ataques e, além disso, você mantém sua velocidade de corrida.

Pode ser um pouquinho difícil de se acostumar com isso de imediato mas você sempre poderá pegar um mob com nível abaixo do seu (que não te mate), pegar o aggro e correr dele. Isso vai permitir que você pratique o ângulo exato que você precisa estar do mob. Preste atenção se há registros de que você está esquivando, aparando ou bloqueando, isso indicará que você está na posição correta.

Finalizando, você deve sempre ter certeza que você não deixou o raio de ação dos seus healers, isso seria uma certeza de morte. Em raides é um pouco mais fácil fazer isso pois normalmente não há obstáculos nas salas mas em masmorras é muito mais comum.

6.3.1 – Empurrando (Pushing)

No caso do alvo que você está tankando necessitar ser movido uma curta distância para trás (nesse caso você andaria para frente e o alvo para trás) você pode usar uma técnica chamada Pushing. Para fazer isso, simplesmente ande para frente até você “entrar” no seu alvo, isso vai fazer com que ele se reposicione, alguns passos para trás, e te encare novamente.

Uma alternativa é carregar o alvo para o ponto desejado mas nesse processo você terá que andar muito mais e o alvo vai ter que se virar por um período de tempo considerável fazendo com que essa técnica seja muito menos precisa que o pushing.

NOTA: Alguns mobs que são muito grandes não são muito receptivos a essa técnica.

7 – Maximizando seu DPS e o da sua RAIDE

Segurar o aggro e não morrer são aspectos essenciais de ser um grande tank, mas para irmos para o próximo degrau você tem que entender como cada uma das suas ações impactam no resto da raide.

Há várias lutas que necessitam que você, como tank, posicione ou mova o boss. Fazer isso, geralmente, é um requerimento para terminar a luta com sucesso, mas simplesmente saber quando e onde o boss precisa ser movido não é tudo que você precisa saber.

Para não dificultar a vida dos DPS da raide, você tem que ter em mente que os DPS corpo a corpo tem que estar dentro da área de ataque corpo a corpo do boss para poder atacar. Isso significa que sempre que você mover o boss, você deve ter certeza de move-lo o mínimo possível até atingir seu objetivo. Quão menos você move o boss, menos os DPS corpo a corpo vão ter que se mover para te acompanhar e assim mais de DPS eles poderão fazer.

Adicionalmente, você precisa entender que DPS corpo a corpo precisam atacar mobs pelas costas para terem um DPS competitivo. Isso tem duas implicações:

  • Você tem que manter o boss olhando sempre para o mesmo lado, o máximo possível, para que os DPS não precisem se reposicionar.

  • Você tem que se certificar que não há fogo ou outras coisas que causem dano atrás do boss deixando impossível para os corpo a corpo atacarem por alí.

De fato, enquanto um bom tank sabe quando mover o boss de um lugar para outro, um excelente tank o move de uma maneira eficiente para os jogadores DPS.

Finalizando, tenha em mente que, mesmo gerando ameaça o suficiente para manter o aggro e se manter vivo na luta, você pode ainda melhorar sua própria performance. Qualquer DPS extra que você venha a fazer será adicionado ao DPS da raide e irá, mesmo que numa parte pequena, ajudar a matar o boss mais rápido.

8 – Liderança e Atitude

Como um tank, você querendo ou não, você está numa posição única de controle sobre o grupo. Healers e DPS podem ser designados como líderes ou eles podem querer liderar mas no fim das contas eles não podem fazer nada sem você.

Desse modo, normalmente, é preferível que um tank seja o líder simplificando muito problemas que possam acontecer. Alem disso, por conta da atração que líderes sentem pela posição de tank, normalmente espera-se que o tank tenha essa qualidade por padrão.

Então, quais qualidade um tank deve ter em termos de liderança? Ele tem que ser confiante, não podem ter vergonha de falar, devem saber perfeitamente bem o que eles querem que o grupo faça (que, aliás, deve ser a coisa certa a fazer e aí vem a importância de conhecer a mecânica das lutas) e ele precisa ter vigor para fazê-lo.

Tanks têm muitas responsabilidades, até porque um erro do tank pode levar a um wipe muito mais facilmente que um erro de um DPS ou Healer levaria. Por essa razão, tanks são os que são mais criticados. Mas, porque, como dissemos, ser tank trata-se de confiança, você não pode se deixar abalar pelas críticas! Se você realmente errou, assuma a culpa, aprenda com o erro e se desculpe mas não deixe que isso o impeça de se manter no controle.

9 – Conclusões

E aqui concluímos o Guia de Tanking. Se você leu do começo ao fim, você sabe agora exatamente o que é um Grande Tank e o que você precisa para chegar lá.

Você tem que entender, no entanto, que tankar, mais do que qualquer outro papel no jogo, é sobre repetição e prática. Somente quando você já fez algo muitas vezes você será bem confiante que poderá fazê-lo novamente sem esforço e rapidamente. Então, se você está pensando por onde começa, lembre que você não pode praticar tanking em um boneco de treino. Há alguns passos que você pode seguir:

  1. Configure sua interface, addons, atalhos e faça algumas quests de nível alto para se familiarizar com as novas configurações;
  2. Procure informações táticas sobre os bosses (e outros mobs [trash] também se posísvel) de uma masmorra heroica específica e simplesmente vá lá e faça! Você pode fazer com amigos de guilda que podem te dar um suporte, mas a anonimidade do Localizador de Masmorras deve ser melhor para você;
  3. Seja educado e atencioso com seus colegas de grupo mas não se incomode com o que eles podem vir a falar;

Se algo aqui pareceu assustador, não tema, e lembre que a melhor qualidade de um tank é a confiança! Lembre-se que todos nós perdemos aggro, acidentalmente usamos gear de DPS ou caímos de plataformas.

Categories: destaques, guias

2 Responses so far.

  1. Daniel disse:

    Jogo de tanker faz um tempo e sou um apaixonado pela função, sobre este guia eu posso dizer sem errar, Perfeito! Deveria ser leitura obrigatoria para tankers!

    Abraço!

  2. […] Parte 3 – Pegando Adds, Manter e Recuperar Aggro, Sobrevivência, Cooldowns, Posicionamento, M… […]

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