fev
24

Guia de Tanking – Parte 1

Posted by Gru 1 Comment

E ae pessoas tudo tranquilo?

Esse post dá início a uma série que irá dar dicas de como ser um bom tank independente da sua raça/classe.

Por ser muito extenso o artigo foi dividido em três partes para melhor visualização. Trata-se de uma tradução livre do Tanking Guide (Legion 7.3.5) do Icy Veins.

(Última atualização 02/04/2018)

tank_icon

Parte 2 – Aggro, Ameaça, Rotação, Pegando Adds, Manter e Recuperar Aggro,…

Parte 3 – Sobrevivência, Cooldowns, Posicionamento, Melhorando DPS, Liderança e Atitude, Conclusão.

1 – O Propósito desse artigo

O escopo desse guia cobre todos os aspectos de “tankar“, explicando tudo que você precisa entender e fazer para ser um grande tank. Esse guia servirá tanto para tanks novatos como experientes.

Esse artigo não cobrirá detalhes técnicos sobre talentos, gemas ou qualquer outra coisa entediante e específica de classe ou spec.

2 – Introdução

Com certeza você já ouviu histórias sobre como é estressante e difícil ser um tank. Há um pouco de verdade nessas histórias porém elas acabam assustando novos jogadores com relação a ser um tank. Esse guia tem como propósito, também, remediar essa situação.

Qualquer um pode ser um tank desde que saiba “o que fazer e quando faze-lo“, até porque isso é fato para todos os papeis (DPS, HEALER, TANK) em World of Warcraft.

3 – Perfil de um Grande Tank

Para poder explicar tudo que você precisa fazer para ser um grande tank, primeiramente veremos alguns atributos de valor inestimável.

– Um grande tank sempre tem o máximo de aggro em todos (e somente) os alvos que ele deve tankar no momento, nenhum a mais nenhum a menos;
– Um grande tank tem um excelente tempo de reação para pegar novos mobs, antes que esses mobs ataquem outros membros do grupo;
– Um grande tank tem um excelente tempo de reação em aggrar de volta alvos que por ventura ele venha a perder o controle (e isso acontece com qualquer um, uma vez ou outra);
– Um grande tank tem toda a mecânica de todas as lutas que participará em mente e, por conta disso, sabe quando e para onde se mover assim como sabe, também, o exato momento de usar seus cooldowns de defesa e ataque;
– Um grande tank entende que vários jogadores tem requisitos de posicionamento (DPS e HEALERS) e desse modo faz um bom trabalho minimizando tempo de movimentação durante as lutas;
– Um grande tank tem as qualidades de líder e não é tímido quando precisa controlar o grupo.

Além desses pontos, como os tanks controlam o ritmo dos grupos, um tank que consiga definir um bom ritmo fará com que a masmorra (dungeon) ou raide seja finalizada rápida e suavemente.

4 – Considerações gerais

Nessa sessão falaremos sobre várias coisas que melhorarão em vários aspectos sua habilidade de tankar mas que não são relacionadas especificamente com mecânica do jogo.

4.1 – Addons e Configurações de Interface

A interface da Blizzard é bem funcional e lhe permite se sair bem em qualquer combate porém está longe de ser a melhor interface. Há vários addons e ferramentas que irão facilitar sua vida assim como do resto da raide.

4.1.1 – Medidor de Ameaça

O Omen Threat Meter é, de longe, o melhor addon para esse fim. Ele irá te mostrar quanto de ameaça você tem assim como dos outros membros da raid em relação ao boss. Além disso ele também mostra outras informações bem úteis como quanto tempo falta para acabar o efeito das habilidades modificadoras de ameaça (Redirecionar, Desvanecer).

4.1.2 – Placas de Nomes

Há vários addons para esse fim, o mais popular entre eles provavelmente é um Tidy Plates.

Placas de nome são essencialmente barras que aparecem sobre vários inimigos (e unidades amigáveis, se você assim desejar) que estão próximos a você. Elas não só permitem que você selecione inimigos com mais facilidade (clicando nas placas de nome), mas elas também podem fornecer outras informações úteis.

As Placas de Ameaça permitem que você veja de imediato quais alvos você tem aggro e quais não, assim como quais alvos você provavelmente perderá aggro em breve (onde alguém está alcançando o nível de aggro você que você tem). Isso é conseguido dando cores e/ou tamanhos diferentes às placas de nome dos alvos próximos. Por exemplo, os destinos dos quais você tem aggro são verdes e menores em tamanho, enquanto os destinos dos quais você não tem aggro são vermelhos e maiores em tamanho (tornando-os mais fáceis de serem vistos e clicados).

Os add-ons de placas de nome são mais úteis para o tanque de adds, mas, independentemente disso, eles devem estar no arsenal de todos os tanques.

4.1.3 – Anúncios de Raid

É essencial, para um tank, se comunicar com os healers, ou até com toda a raide. Fazer isso via chat de voz é a opção mais viável, porém, por conta de todos os sons produzidos durante a luta você pode não ser ouvido claramente sempre.

Felizmente, você pode simplesmente usar um dos vários addons que lhe permite anunciar no chat da raid (ou grupo, ou canal específico, você escolhe), quando você usou uma habilidade importante.

O addon recomendado aqui é o Raeli’s Spell Announcer, um addon altamente customizável. Sugerimos que, no mínimo, cooldowns de defesa sejam anunciados.

4.2 – Atalhos (Keybinds)

Se você quer ser competitivo, configurar atalhos é uma prática obrigatória para todas as classes e specs e ainda mais para os tanks. Para tanks uma fração de segundo para tomar uma decisão pode acabar com as chances de sucesso da raide. Além disso, como um tank, você constantemente terá que mover e rotacionar sua câmera enquanto, ao mesmo tempo, estará usando várias habilidades. Você simplesmente não conseguirá fazer isso com eficiência se você tiver que usar o mouse para clicar nas habilidades.

É recomendado usar plenamente os atalhos caso você deseje ser tank. Mesmo que você prefira clicar nas barras de ação, algumas habilidades terão quer ter atalhos. São elas: sua habilidade principal de gerar ameaça, seus taunts, seus cooldowns de defesa (sobrevivência) e sua habilidade de interromper.

4.3 – Otimização de Equipamento

Desnecessário dizer que você deve pesquisar sobre sua classe e especialização para poder encontrar quais são os melhores atributos para você e adaptar seu personagem de acordo com o que encontrou.

4.3.1 – Adaptabilidade de Status

Uma das maneiras que você pode fazer a transição entre ser um bom e um excelente tanque é saber que tankar é conseguir adaptar seus equipamentos (e talentos) ao encontro, à luta.

Desse modo você deve sempre ter e carregar com você o máximo de peças alternativas possíveis.

Isso permitirá que você mude seus equipamentos baseado em cada luta. Se um encontro tem um dano mágico massivo, você pode usar um berloque de redução de dano mágico, por exemplo, ou conseguir mais Vigor. Se o encontro necessita que você gere uma grande quantidade de ameaça, você pode trocar algumas peças com mais Força ou Agilidade (dependendo do seu status primário).

A lista segue, mas é importante lembrar que os equipamentos de um grande tanque e sua árvore de talentos é sempre dinâmica.

4.4 – Conhecimento do Encontro

Como um tanque, você tem que estar intimamente familiarizado com as mecânicas de todos os encontros em um nível muito maior que um DPS ou um Healer.

Somente quando você estiver familiarizado com o encontro você saberá qual será o melhor momento para usar seus cooldowns ofensivos ou defensivos, qual posição ideal para tankar um chefe ou qual melhor movimentação para poder pegar os adds.

Adicionalmente, sendo um tank, você tem a oportunidade única de ter uma visão geral do encontro e como seu grupo está se saindo. Tendo um bom conhecimento disso, você pode facilmente oferecer dicas e sugestões para melhoria da performance do grupo.

Embora não seja aplicável a chefes de raide, conhecer bem os grupos chamados de “Trash” (Tanto em raide como em masmorra) é também essencial para um tanque. Sabendo exatamente o que cada trash faz, quanto dano eles conseguem causar e qual tipo de controle de multidão (Crowd Control / CC) será (possivelmente) necessário, você poderá avaliar melhor se você e seu healer estão preparados ou não para enfrentá-los.

Ter conhecimento com a mecânica dos encontros (adds específicamente) e dos trash te permite marcar alvos, assunto que trataremos a seguir.

4.4.1 – Marcando Alvos

O jogo permite que jogadores que são líderes de grupos ou raides e os assistentes em grupos de raide, coloquem marcas específicas, de sua escolha, acima das cabeças de alvos amistosos ou hostis.

Isso geralmente é feito clicando com o botão direito do mouse no quadro da unidade do alvo e selecionando uma marca, mas também pode ser feito pelo uso de atalhos de teclado (eles são listados no menu de configurações de Atalhos de Teclado na interface padrão da Blizzard). Há também complementos que servem a esse propósito, mas não os consideramos necessários.

Marcas acima dos alvos podem ser vistas por todos os membros do seu grupo ou raide, e servem como um meio para coordenar seus esforços. O significado das marcas é definido por consenso geral, ou atribuições específicas antes do encontro.

Como um tanque, você deve ter pelo menos 3 ou 4 marcas em atalhos fáceis e fazer uso frequente da marcação, a fim de indicar quais mobs você deseja que sejam mortos primeiro ou que você deseja que sejam alvo de CC.

Tenha em mente que, durante os encontros de raide, marcar é geralmente função do líder de raide e, a menos que especificamente direcionado, você não deve interferir.

No próximo post iremos falar sobre como otimizar sua gear, dicas sobre encontros, aggro e ameaça.

Categories: guias, slide

One Response so far.

  1. […] Parte 1 – Propósito e introdução, Perfil de um Tank, Addons, Interface, Atalhos… […]

Leave a Reply


Destaques

Guia de Tanking - Parte 3

E ae pessoas tudo tranquilo? Esse post é a continuação da série Guia de Tanking, o ...

Guia de Tanking - Parte 2

E ae pessoas tudo tranquilo? Esse post é a continuação da série Guia de Tanking, o ...

Guia rápido de missões de se

Básico das missões de Malho Imponente Existe apenas 4 missões de Malho Imponente no jogo que podemos escolher. Uma ...

Posts Populares

Resumo das novas Que

Visão Geral Com o Patch 6.1 vieram muitas mudanças e uma ...

Ficha de WoW: Facili

Pois é pessoas, o que muitos temiam mas que pode ...

Nova montaria do Rec

Foi anunciada hoje a tarde a nova montaria que será ...

Guia de Tanking - Pa

E ae pessoas tudo tranquilo? Esse post é a continuação da ...

Guia de Tanking - Pa

E ae pessoas tudo tranquilo? Esse post é a continuação da ...