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Guia de Tanking – Parte 1

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E ae pessoas tudo tranquilo?

Esse post dá início a uma série que irá dar dicas de como ser um bom tank independente da sua raça/classe.

Por ser muito extenso o artigo foi dividido em três partes para melhor visualização. Trata-se de uma tradução livre do Tanking Guide (WoD 6.0.2) do Icy Veins.

tank_icon

Parte 2 – Otimizar Gear, Status, Conhecendo a Luta, Marcando Alvos, Aggro, Ameaça, Rotação…

Parte 3 – Pegando Adds, Manter e Recuperar Aggro, Sobrevivência, Cooldowns, Posicionamento, Melhorando DPS, Liderança e Atitude, Conclusão.

1 – O Propósito desse artigo

O escopo desse guia cobre todos os aspectos de “tankar“, explicando tudo que você precisa entender e fazer para ser um grande tank. Esse guia servirá tanto para tanks novatos como experientes.

Esse artigo não cobrirá detalhes técnicos sobre talentos, gemas ou qualquer outra coisa entediante e específica de classe ou spec.

2 – Introdução

Com certeza você já ouviu histórias sobre como é estressante e difícil ser um tank. Há um pouco de verdade nessas histórias porém elas acabam assustando novos jogadores com relação a ser um tank. Esse guia tem como propósito, também, remediar essa situação.

Qualquer um pode ser um tank desde que saiba “o que fazer e quando faze-lo“, até porque isso é fato para todos os papeis (DPS, HEALER, TANK) em World of Warcraft.

3 – Perfil de um Grande Tank

Para poder explicar tudo que você precisa fazer para ser um grande tank, primeiramente veremos alguns atributos de valor inestimável.

– Um grande tank sempre tem o máximo de aggro em todos (e somente) os alvos que ele deve tankar no momento, nenhum a mais nenhum a menos;
– Um grande tank tem um excelente tempo de reação para pegar novos mobs, antes que esses mobs ataquem outros membros do grupo;
– Um grande tank tem um excelente tempo de reação em aggrar de volta alvos que por ventura ele venha a perder o controle (e isso acontece com qualquer um, uma vez ou outra);
– Um grande tank tem toda a mecânica de todas as lutas que participará em mente e, por conta disso, sabe quando e para onde se mover assim como sabe, também, o exato momento de usar seus cooldowns de defesa e ataque;
– Um grande tank entende que vários jogadores tem requisitos de posicionamento (DPS e HEALERS) e desse modo faz um bom trabalho minimizando tempo de movimentação durante as lutas;
– Um grande tank tem as qualidades de líder e não é tímido quando precisa controlar o grupo.

Além desses pontos, como os tanks controlam o ritmo dos grupos, um tank que consiga definir um bom ritmo fará com que a masmorra (dungeon) ou raide seja finalizada rápida e suavemente.

4 – Considerações gerais

Nessa sessão falaremos sobre várias coisas que melhorarão em vários aspectos sua habilidade de tankar mas que não são relacionadas especificamente com mecânica do jogo.

4.1 – Addons e Configurações de Interface

A interface da Blizzard é bem funcional e lhe permite se sair bem em qualquer combate porém está longe de ser a melhor interface. Há vários addons e ferramentas que irão facilitar sua vida assim como do resto da raide.

4.1.1 – Medidor de Ameaça

O Omen Threat Meter é, de longe, o melhor addon para esse fim. Ele irá te mostrar quanto de ameaça você tem assim como dos outros membros da raid em relação ao boss. Além disso ele também mostra outras informações bem úteis como quanto tempo falta para acabar o efeito das habilidades modificadoras de ameaça (Redirecionar, Desvanecer).

4.1.2 – Placas de Nomes

Há vários addons para esse fim, o mais popular entre eles provavelmente é um Threat Plates.

Placas de nomes são essencialmente barras que aparecem em cima dos inimigos (e aliados caso você queira) próximos a você. Eles não só te ajudam a selecionar seu alvo mais facilmente (simplesmente clicando nas placas) mas também podem prover informações bem úteis.

O Threat Plates permite a você, em resumo, ver quais alvos você tem aggro e quais você não tem assim como quais alvos você está prestes a perder o aggro.

Isso é feito dando diferentes cores e/ou tamanhos às placas de alvos próximos. Por exemplo, alvos que você tem aggro são verdes e pequenos enquanto alvos que você não tem aggro são vermelhos e maiores (deixando-os mais fáceis de serem vistos e clicados).

4.1.3 – Anúncios de Raid

É essencial, para um tank, se comunicar com os healers, ou até com toda a raide. Fazer isso via chat de voz é a opção mais viável, porém, por conta de todos os sons produzidos durante a luta você pode não ser ouvido claramente sempre.

Felizmente, você pode simplesmente usar um dos vários addons que lhe permite anunciar no chat da raid (ou grupo, ou canal específico, você escolhe), quando você usou uma habilidade importante.

O addon recomendado aqui é o Raeli’s Spell Announcer, um addon altamente customizável. Sugerimos que, no mínimo, cooldowns de defesa sejam anunciados.

4.2 – Atalhos (Keybinds)

Se você quer ser competitivo, configurar atalhos é uma prática obrigatória para todas as classes e specs e ainda mais para os tanks. Para tanks uma fração de segundo para tomar uma decisão pode acabar com as chances de sucesso da raide. Além disso, como um tank, você constantemente terá que mover e rotacionar sua câmera enquanto, ao mesmo tempo, estará usando várias habilidades. Você simplesmente não conseguirá fazer isso com eficiência se você tiver que usar o mouse para clicar nas habilidades.

É recomendado usar plenamente os atalhos caso você deseje ser tank. Mesmo que você prefira clicar nas barras de ação, algumas habilidades terão quer ter atalhos. São elas: sua habilidade principal de gerar ameaça, seus taunts, seus cooldowns de defesa (sobrevivência) e sua habilidade de interromper.

No próximo post iremos falar sobre como otimizar sua gear, dicas sobre encontros, aggro e ameaça.

Categories: guias, slide

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  1. […] Parte 1 – Propósito e introdução, Perfil de um Tank, Addons, Interface, Atalhos… […]

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